20 fatos curiosos sobre gêmeos

Nos dias de hoje, parece que cada vez mais você vê um carrinho de gêmeos andando da rua. Pelo menos aqui nos EUA eu sempre vejo muitos!!! Pense nisso: quantos casais de gêmeos que você conhece?

gêmeos

Nascimentos múltiplos estão em ascensão, e dois bebês significam o dobro da diversão, mas também duas vezes a preocupação!

Aqui estão alguns fatos interessantes e divertidos sobre os gêmeos:

1. Em 1980, um em cada 53 bebês nascidos nos Estados Unidos eram gêmeos. Até 2009, esse número havia subido para um em cada 30, de acordo com uma nova pesquisa divulgada pelo Centro Nacional de Estatísticas de Saúde. Ao longo desses três décadas, a taxa de gêmeos (número de gêmeos por mil nascimentos) aumentou 76%.

2. Chances de ter uma gravidez gemelar é maior quando a mãe tem mais de 30 anos.

3. Gêmeos não idênticos são geneticamente predispostos (você pode conseguir através da ciência) e é o resultado de uma mulher soltar mais do que um óvulo ao mesmo tempo.

gêmeos 4

4. Os gêmeos idênticos são o resultado de uma divisão aleatória de um único óvulo e não pode ser geneticamente predispostos.

5. Gêmeos do sexo masculino não irão ter gêmeos, a menos que suas mulheres tenham a capacidade de produzir dois ovos.

6. Gêmeos idênticos têm o mesmo DNA, mas não têm as mesmas impressões digitais.

gêmeos 1

7. 1 em cada 250 gestações pode resultar em gêmeos idênticos.

8. 22% por cento dos gêmeos são canhotos, comparados a 10% em bebês únicos.

9. Meninas gêmeas possuem duas vezes mais chance de dar à luz a gêmeos do que a um único bebê.

10. No caso da síndrome de down 15-20 % de toda a gravidez de gêmeos vai abortar um feto.

12. Após você ter gêmeos, as chances são 3 a 4 vezes a mais de você ter outro casal de gêmeos.

13. A Nigéria tem a maior taxa de nascimentos múltiplos e mais gêmeos idênticos.

14. A China tem a menor taxa de nascimentos múltiplos, em média 1 em 300.

15. Um estudo mostra que as vegetarianas têm cinco vezes menos chances de ter gêmeos do que as mulheres que consomem carnes diariamente.

gêmeos 2

16. Os Ursos polares são os animais que tem a maior propensão de dar à luz a gêmeos e trigêmeos em raras ocasiões.

17. Examinando imagens de ultra-som 3D, um estudo em Padova – Itália, comprovou que os gêmeos começam a interagir um com o outro, com 14 semanas de gestação.

18. 40% dos gêmeos inventam sua própria língua, forma que buscam para comunicar-se um com o outro.

19. Mais de 50% dos gêmeos nascem antes das 37 semanas.

20. O peso médio de um gêmeo é 2,42 kg.

Você conhece algum fatos interessantes sobre gêmeos para adicionar a esta lista?

Fonte: Rooted for Life

Tags

Converse com a gente!

38 thoughts on “20 fatos curiosos sobre gêmeos”

  1. sandra souza disse:

    oi, eu estou grávida de gêmeos, 20 semanas, e eles estão sendo gerado fora do útero entre ovário e o útero….

    1. sandra souza disse:

      fico grato quem me responder essa pergunta o que será concluido

      1. Mommy's Concierge disse:

        Olá Sandra!

        Não sei o que você quis dizer com o seu comentário, mas na minha interpretação vc quis dizer o que podemos concluir como tudo isso?!

        Se for isso, a resposta é nada, pois são fatos curiosos a respeitos de gêmeos. Questões de probabilidades e informações diferentes do habitualmente vc encontra.

        Bjos

    2. Mommy's Concierge disse:

      Olá Sandra!

      Pela minha experiência e conhecimento de mãe, o feto que esta sendo gerado fora do útero não irá se desenvolver e a gravidez é interrompida. O que o seu médico disse?!

    3. Alessandra disse:

      oi sandra eu queria saber como que estao seus gemeos tambem sou mae de gemeos dois meninos de 1 e 6 meses

  2. Sirlene disse:

    Meu médico disse que as chances de complicações em uma gravidez de gêmeos da mesma placenta é muito maior do que gêmeos de placentas diferentes.
    Estou grávida de um casal de gêmeos.

  3. geuzinete disse:

    minha amiga está gravida de gemios sendo uma bebe de 19 semanas e a outra de 20 semanas ísto é possiel.

    1. Mommy's Concierge disse:

      Olá Geuzinete!

      Infelizmente não sei te responder pois não sou médica. Talvez os médicos disseram isso a ela pois eu feto é um pouco maior que o outro, por isso na hora de medir-los pode haver diferença do calculo da semana. Mas esse é o meu palpite!

      Att,

    2. Adriana disse:

      Pode acontecer sim, no meu caso eu gerei 1, e não parei de ovular, e em 10 dias liberei outro ovulo que foi fecundado também. Meu médico disse que eu tenho um desequilíbrio hormonal, e fico fértil até 3 vezes em 1 só mês, por isso aconteceu. Foi naturalmente que gerei, mas corro o “risco” de gerar novamente gêmeos. Como tenho 1 de 9 e gêmeos de 2, vou parar por ai!!

    3. neya disse:

      sim e possivel pois sou gemeas com um menino e o meu caso sou uma semana mais velha caso raro mais acontece!

  4. Fernanda disse:

    Ainda bem q o tópico numero 15 não se inclui pra mim…sou vegetariana a 14 anos e estou gravida de gêmeos.

  5. Bianca Sousa disse:

    Olá, tenho uma filha, Manuella. E meu sonho é ter gêmeos, meu futuro marido é gêmeo e eu tenho 1 casal de tios gêmeos e duas tias gêmeas. Fiquei hiper triste em ler o 5 tópico. Isso é mesmo verdade? Será que tenho chances?! Obrigada!

    1. Adriana disse:

      Sao tópicos de curiosidades e estatísticos, não são obrigatórios.

  6. elisabeth disse:

    Desculpem-me, mas, um “casal” de gêmeos em nenhuma hipótese poderiam ser idênticos, pois seriam um menino e uma menina.
    Gêmeos idênticos podem ser designados como um par de gêmeos, sem ser redundante, pois gêmeos podem ser trigêmeos, ou quádruplos. Mas, nunca um casal…..

  7. Andrea disse:

    Olá engravidei de gêmeos(diferentes) agorinha em janeiro, descobri que eram gêmeos com 6/7 semanas, mas só tinha embrião se desenvolvendo em um dos sacos gestacionais, o outro estava vazio, mas infelizmente, na ultra de 9 semanas o embrião que se desenvolvia parou, não estava mais com batimentos cardíacos, aí tive uma aborto retido, pois não desceu nada. Fui fazer a curetagem, como tenho útero retrovertido, tive uma perfuração uterina e aí minha médica teve que abrir. Isso foi no dia 6 de março deste ano. Graças a Deus meu útero foi preservado, mas só poderei tentar novamente daqui há seis. Estou ainda vivenciando o luto e ainda triste com tudo isso. Mas vendo esse blog vi que eu não fui a única a perder uma gestação de gêmeos, e fiquei com uma dúvida, será que posso engravidar de novo de gêmeos?? Minha avó paterna teve duas gestações de gêmeos bivitelinos. E na família de minha mãe tb houve casos de gêmeos. Tenho 35 anos e um filho de 4 anos. Eu ficaria imensamente feliz se ocorrer de novo e vingar é claro, pois o trauma ainda existe pra mim.

  8. bebecas disse:

    Eu estou gravida de gemos, descobri com nove semanas. Nao existe nenhum caso na família do meu lado nem do meu marido. E uma benção de Deus, duas vidas estando a formarem-se dentro de mim. Nao podia estar mais contente. Nao vejo a hora de ver os seus rostinhos. Ja vos amo meus amores.

  9. Giovanna disse:

    ola , tb sou gemea, na familia do meu pai e da minha mae nao tem casos de gemeos , é uma bençao de Deus,espero um dia tambem receber essa bençao no futuro! bjos

  10. Adriana disse:

    Há 2 anos engravidei de gêmeos, meu medico disse que eu tinha um saco gestacional, e um pontinho preto no útero. 2 semanas depois eu voltei pra novo exame que constatou que um dos cacos gestacionais já tinha liquido e o outro ainda não, pra nossa surpresa o medico falou que queria uma segunda opinião, nesta o Dr disse que provavelmente o maior e já em estagio avançado de 10 dias, absorveria como nutriente o outro que morreria, e seria absorvido pelo mano. Após 4 semanas descobrimos que o médico estava errado, e com a graça de Deus, os dois tinham batimentos, e eu gerava na minha barriga, 2 bebes, 2 placentas e cada um com diferença de 10 dias um do outro.Um deles sempre foi o menorzinho, em peso e tamanho, mas desenvolveu normalmente. Com 38 semanas e 6 dias, pra nao dizer 39, fizemos uma cezárea. Nasceram meus 2 amores que hoje exalam alegrias por onde passam.

  11. Francineide disse:

    Olá, estou grávida de gêmeos fraternos, com 36 semanas. São dois meninos e vão se chamar Lucas e Pedro. Eu já tenho 2 filhas do primeiro casamento e o meu marido também. Para nós foi um susto ao saber que era dois, mas agora é só alegria esperando eles nascerem. Espero ter um parto normal.

  12. maria disse:

    tenho trinta anos e estou gravida de gemeos ce 15 semanas qual chance de ser um casal ou nao tem nenhuma obgado aguardo anciosa resp

  13. luana disse:

    estou gravida de gemeos na mesma placenta e na mesma bolsa estou com 17 semanas ja fiz 2 ultraçao mas ainda nao deu pra ver o sexo axa que tem alguma chance de ser um casal?

  14. Meu marido é filho de gêmeos(PAI)qual a probabilidade dele ter gêmeos?

  15. fabline disse:

    tenho 17 anos engravidei aos meus 12 anos de gêmeos indenticos,o primeiro gemelar morreu com 3 mês de gestação, o segundo nasceu com 5 mês, com 36 cm, e 760 gr, ficou na cubadora 4 mês,e em casa com oxigênio 2 mês,. e hoje ele tem 4 anos e super saudável, espoleta ate demais, e uma bênção….
    pergunta mais se caso eu engravidar novamente eu corro o risco de engravidar de gêmeos novamente ??? me respondem por favor…

  16. fabline disse:

    e na minha família e nem a do pai não existi gêmeos eu fui a primeira,,, e nem desse segundo marido meu não existi gêmeos também não, mais mesmo assim eu posso correr o risco de engravidar de gêmeos? pelo fato da minha primeira gestação ser gêmeos ?????

  17. rosa disse:

    Ola minha irma e meu cunhado tanto do lado dos dois têm gémeos na família mas uns 2 ou 3 casos bom ela engravidou a primeira vez e eram gémeos infelizmente as coisas correram um pouco mal e teve de retirar porque os gémeos estavam mortos os corações deles pararam de bater foi um choque para ela e para a família. Passado cerca de 1 ano ela engravidou outra vez e desta vez era só um feto ficamos contentissimos mas passados umas semanas de ela descobrir que estava gravida teve um sangramento onde perdeu o feto e como e obvio foi muito custoso logo 2 vezes bom ela fez exames e mais exames e não acusou problema nenhum apenas que os fetos não ficaram bem agarrados na placenta e que quando engravidasse de novo teria de ficar uns tempos em casa e tomar uma medicação para assegurar bem o feto bom tudo isto para dizer que ela esta gravida passado uns bons meses e foi fazer uma ecografia numa clínica particular com cerca de 8 semanas e acabaram descobrindo que são gémeos de novo 🙂

    Estamos confiantes que seija desta pois ela esta em baixa medica uns tempos e esta a ter bastantes cuidados. Apesar de estarmos com receiu mas
    E eu estou torcendo muito que de tudo certo e acredito que se este milagre aconteceu de ter gémeos novamente então não devera ser em vão eh o destino

    😉

  18. catia simone de carvalho Ferreira disse:

    na família de meu marido tem história de gêmeas é possível que eu tenha gêmeos seria minha primeira gravidez tenho 39 anos.estou tentando engravidar

  19. Ana Gabriela disse:

    Olá, tenho 21 anos e meu esposo 27, ano que vem 2015 vou fazer fertilização in vitro, quais minhas chances de conseguir na primeira tentativa? o meu esposo é gemeos, quais são minhas chances de conseguir gemeos? Desde já eu agradeço.

  20. Rafael disse:

    Ana Gabriela, como tive uma experiência negativa com inseminação artificial irei relatar o ocorrido para tentar ajudar outras pessoas a não passar pelo que eu passei.
    Ao ir em uma clínica de reprodução humana na barra da tijuca -Rj e pão ver que a médica que faria a inseminhação era muito bem recomendada e dava muitas entrevistas para o canal Gnt aparecia em revistas e tem um bom nome no mercado cheguei a conclusão que ela seria a médica responsável para solivionar o meu problema pois minha esposa não tinha problema algum e eu tinha uma baixa contagem de espermatozóides. O grande erro da médica foi não pedir exames detalhados meus pois assim ela saberia que eu tinha varicocele e por esse motivo produzia poucos espermatozóides. Resumindo minha mulher teve uma hiper estimulação e gerou mais de 20 óvulos e por esse motivo foi preparado embriões e durante a matruraçao dos mesmos apenas um resistiu e o mesmo só poderia ser colocado no próximo ciclo e seria descongelado para que após o próximo ciclo da mina esposa seria descongelado e inseminado. No dia da inseminação tivemos a triste notícia de que o único embrião que conseguimos fazer não havia resistido ao descongelamento e com isso minha esposa desenvolveu uma síndrome do pânico e até Hj convive com isso.
    A seis meses atrás fiz uma cirurgia com dr bizo onde obtive um excelente resultado passei a tomar todas as noites vitergan zinco plus vitamina D vitamina E e vitamina C e Hj minha esposa está grávida de quatro semanas grassas a Deus que me mostrou o caminho correto e o melhor de tudo o bebê foi concebido de forma natural.
    Estamos muito feliz e agradecendo e glorificando o nome de Deus por essa grande vitória.
    Por isso antes de dizer que quer fazer uma inseminação faça todos os exames vc e seu marido para diagnosticar o problema se se não houver outro jeito faça a inseminação o que na maioria dos casos dos amigos que fizeram não conseguiram de primeira e muitos tentam até Hj sem sucesso.
    Por isso é fundamental que seja feito todos os exames do homem e da mulher antes de qualquer decisão .

  21. Rafael disse:

    Obs : operei varicocele com dr. Bizo na Tijuca Rj
    E minha esposa engravidou seis meses depois fazendo a tabelinha de 14 dias após o dia da menstruação e com toda medicação tomada sem falhar nenhum dia obtivemos sucesso.
    Espero ter ajudado a alguém da mesma maneira que fui orientado por sites e amigos que passaram pelo que eu passei.

  22. Daiane disse:

    Fiz uma ultrassom com 5 semanas, o médico constatou 2 sacos gestacionais sendo que em apenas um foi visualizado o embrião, o outro estava vazio. Perguntei ao médico se era comum isso, ele disse que era sim, mto comum. Ao retornar com 9 semanas foi visualizado os 2 embriões, mais só em 1 deles conseguimos ouvir o BCF. Agora é esperar a próxima ultra.

    1. Rosana disse:

      Olá, Daiane! Como vc está? Eu também fiz um ultra-som e o médico só viu o batimento de um embrião! O outro só viu a vesícula vitelina.

      1. tatiana Dias disse:

        olá Rosana, eu tbm fiz uma eco com 6 semana dia 28/05/15 e o medico disse que via dois embriões na mesma placenta, só que conseguir ouvir o coração só de um, será que isso é normal, o meu medico marcou outra eco para o dia 12/06/15 para ver novamente. mas estou mt preocupada pk quase não ouvir falar de gravidez assim que só ouvir um batimento sendo gémeos.

  23. silvani disse:

    estou gravida de gemeos mas nem meu marido nem eu tem historia de gemeos na familia

  24. JAQUELINE disse:

    olá meu nome é jaqueline e estou de 6/7 semanas e com 5 semanas eu descobri que estava gravida de gemeos , eu tenho 23anos , e em alguns lugares que eu li disse que a probabilidade de ter gemeos somente seria mulheres de 30 anos para cima, e nao é verdade, na minha familia , a minha mãe era gemeas , minhas tias, minhas primas,e agora eu,não tem esse negocio de geração ou pulkar, se Deus achar que vc tem que ter um ou dois é da vontade dele, espero trocar mais ideias com vcs – jaque

  25. luciane disse:

    Olá,tenho 29 anos descobri com 26 anos que estava gravida a três semanas e na quarta descobri que eram gêmeos embora o medico disse´´SE VINGAR VC VAI SER MAE DE GEMEOS´´com a graça de DEUS no terceiro mês ele me aliviou e disse com certeza que seria mae de gêmeos bivitelinos foi a minha maior felicidade no quarto mês descobri que eram duas meninas,com 36 semanas elas vieram ao mundo para minha felicidade uma com 2,60kg e 42.5cm e a outra com 2,100kg e 43cm melhor noticia da minha vida hoje elas são duas lindas meninas de 3 aninhos….

  26. Elizabete disse:

    gostaria de tirar uma duvida , tenho um bebe de 10 meses. foi cesaria , e emgradei quando ele tinha 6 meses , de trigemeos qual o risco , pois o utero nao estava cicatrizado ainda , quando estava com 18 semanas e 3 dias um dos fetos morreu , fiquei internada ate o organismo expelir o morto. isso foi no domingo , o feto morto so foi expelido na terca pela manha , fiquem esperando o organismo expelir os outros dois que estavam vivos e o coracao pulsando , nao tinha como salvar os outros dois ? teriam que morrer tambem ? fico nessa duvida . aguardo retorno.

  27. francinelly disse:

    quero saber como faço pra engravidar de gemios ou trigemios

  28. Kessia disse:

    Olá!!
    Estou grávida fui fazer a ultra e descobri que é gêmeos só que um está no útero e o outro no ovário isso é possível?

Deixe uma resposta