Curva de crescimento do bebê

A Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolveu curvas de crescimento a partir de dados coletados em diversos estudos: idade x peso e idade x altura. Essas curvas são normalmente usadas pelos pediatras para acompanhar o crescimento de seus pacientes.

As curvas de crescimentos do bebê são úteis quando queremos criar uma rotina de alimentação, ou seja ajustar uma nova alimentação ou alterar o intervalo entre as comidas, etc. Embora seja importante não ficar obcecado pois cada criança tem um tipo de curva de crescimento. Eu como mãe me preocupo muito com essa curva, mas como o pediatra dos meus filhos fala: o importante é o bebê seguir a sua própria curva, e não se preocupar com as médias das linhas.

Curva de crescimento 1

Observação: normalmente, cada criança ou adolescente acompanha alguma dessas linhas ou cria sua própria. Se o desenvolvimento começa a se desviar da curva, é um sinal de alerta aos pais: pode haver algo errado. É importante observar ainda que, até os 2 anos, as crianças podem não seguir os padrões de crescimento. Além disso, os primeiros seis meses de crescimento refletem em grande medida fatores do desenvolvimento no útero materno. Fonte: Veja

Todos os bebês são indivíduos desde o nascimento, e assim como os adultos, alguns bebês gostam de comer rápido, terminando uma mamadeira em questão de minutos, outros comem mais lentos. Uns preferem comer pequenas porções durante o dia, outros comem maior quantidade poucas vezes por dia. Não existe uma regra do que é certo ou errado.

Nenhuma das opções acima deve ser considerada anormal, e enquanto seu bebê parece feliz e saudável e está dentro da altura normal e peso para a sua idade, não há o que você se preocupar.

Mais uma vez, ao visitar o seu pediatra, você poderá acompanhar gráficos mostrando o peso e a altura do seu bebê, o que lhe permite seguir a sua própria curva de crescimento. Mas não se preocupe se seu bebê é na parte inferior ou na superior, pois alguns bebês são pequenos, alguns são grandes, assim como os adultos.

O que é mais importante é se o bebê está saudável e feliz, que a mãe e o pai estejam tranquilos, e que você possa criar uma rotina alimentar que seja confortável para toda a família.

Se alimentar criando uma rotina, a cada três horas, o que é recomendado para recém nascidos e bebês menores, você não precisará se preocupar com a curva, pois com certeza seja filho estará bem alimentado.

As curvas dos gráficos abaixo mostram padrões de crescimento infantil estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os dados estão separados por faixas etárias e sexo. Para comparar o desenvolvimento de seu filho com os modelos, encontre o ponto de intersecção entre a altura (eixo vertical, em centímetros) e a idade dele (eixo horizontal, em meses e anos).

Curva de crescimento meninas

Curva de crescimento meninos

Agora se você quer ver o peso do seu filho, aqui esta a tabela também desenvolvida pela OMS.

Clique aqui para ver: tabela peso meninas

Clique aqui para ver: peso bebe menino

Com 2 anos tem aproximadamente 4 vezes o peso de nascimento;

Após 2 anos: o ganho de peso é de aproximadamente 2kg por ano, até a idade de 8 anos.

Converse com a gente!

Deixe uma resposta