Papinha aos 7 meses

Continuando nossos post sobre papinhas, hoje vamos falar da alimentação do bebê aos 7 meses de idade.
Ingredientes
Agora que o bebê já está mais acostumado com a papinha salgada, chegou a hora de incrementar as refeições. Primeiro, você deve conhecer os três grupos alimentares que precisam aparecer no prato da criança:
· Alimentos energéticos (carboidratos): fornecem energia para o organismo do bebê. São encontrados na batata, arroz, macarrão, mandioquinha, batata-doce, mandioca…

· Alimentos construtores (proteínas): responsáveis pelo crescimento, são encontrados em carnes de boi, de frango ou de peixe, feijão, ovos, lentilha, grão-de-bico etc.

· Alimentos reguladores (verduras e legumes): fornecem vitaminas importantes para o desenvolvimento. São encontrados na abóbora, alface, beterraba, brócolis, espinafre, cenoura, chuchu, abobrinha…
Para montar uma boa papinha você deve escolher:

1 ingrediente do grupo dos energéticos
1 ingrediente do grupo dos construtores
2 ingredientes do grupo dos reguladoresÉ possível fazer muitas combinações usando a criatividade e, mais para frente, você pode aumentar o número de ingredientes escolhidos, sempre respeitando esse mínimo. Varie bastante para o seu filho experimentar o maior número de alimentos possível.
Tempero
Continue colocando pouquíssimo ou nenhum sal. Prefira combinar temperos mais suaves para deixar a papinha saborosa. Você já pode introduzir cebola, alho e salsinha, sempre observando as reações da criança. E use os temperos in natura: nada de versões industrializadas, que apresentam excesso de sódio e outras substâncias químicas.
Consistência
Caso o bebê aceite bem o purê, que tal experimentar deixá-lo mais consistente? Em vez de passar os ingredientes cozidos pela peneira, experimente apenas amassá-los com o garfo. Assim, seu filho dá mais um passo no treino da musculatura facial, o que também ajudará na fala.
Quantidade
De 4 colheradas a uma xícara – isso pode variar de bebê para bebê.
Roteiro do dia
Manhã: Leite + Suco de laranja-lima
Almoço: Papinha salgada + papinha de fruta
Lanche da tarde: Leite + Papinha de fruta
Jantar: Papinha salgada + leite
Ceia: Leite
Fonte: Bebê Abril

Converse com a gente!

Deixe uma resposta