Teste Do Pezinho, Qual a importância?

Você sabia mamãe que esse é um dos principais exames que você tem que fazer no seu bebê?

Esse exame deverá ser feita após as 48hs até o quinto dia de vida do seu bebê,após o fazer a digestão do leite materno ou da fórmula infantil, onde detecta 6 doenças graves.
O procedimento é muito simples, uma pequena picadinha no calcanhar do bebê, recolhe-se uma amostra de sangue e pronto, o resultado fica pronto normalmente em 1 semana.

As doenças são:

Fenilcetonúria

Causada pela deficiência no metabolismo do aminoácido fenilalanina. O acúmulo no organismo pode causar deficiência mental.

Hipotireoidismo congênito

Pela insuficiência do hormônio da tireoide. A falta de tiroxina pode causar retardo mental e comprometimento do desenvolvimento físico

Fibrose cística

Ocorre aumento da viscosidades das secreções, ocorrendo  infecções respiratórias e gastrointestinais.  Ataca pulmões e pâncreas  É incurável.

Anemia falciforme e outras hemoglobinopatias

Alteração da hemoglobina que dificulta a circulação, podendo afetar quase todos os órgãos. Pode causar anemia, atraso no crescimento e dores e infecções generalizadas. É incurável.

Hiperplasia adrenal congênita (HAC)

É uma doença genética, em que as duas glândulas suprarrenais – localizadas em cima dos rins, não funcionam corretamente, prejudicando a produção de hormônios essenciais para o corpo, como o cortisol e a aldosterona.

Deficiência de biotinidase

É também uma doença genética, em que o organismo não é capaz de obter a enzima biotinidase, impedindo que os alimentos sejam processados ou metabolizados pelo organismo.

Um exame tão simples que pode salvar a vida do seu bebê, não deixe de fazer, pergunte ao seu obstetra e/ou pediatra sobre mais informações.

Converse com a gente!

Deixe uma resposta